Agir, o partido do autista, tem paridade de gênero entre seus pré-candidatos ao legislativo itanhaense

Participante da coligação Chegou a Hora de Recomeçar, o Agir – conhecido como partido do autista, compõe a chapa com um diferencial: é o único com paridade de gênero, ou seja, 50% dos seus pré-candidatos ao legislativo itanhaense é composto por mulheres. “A legislação nacional institui que os partidos tenham o mínimo de 30% de pleiteantes do sexo feminino. Sabemos o quanto é importante ter essa equivalência, especialmente na causa que defendemos, que é o direito dos autistas”, explicou o médico veterinário e presidente municipal do partido, João Adalberto Lopes do Nascimento, o Dr. João Veterinário.

Ele esclarece que, por nossa cultura, grande parte do cuidado com os filhos ainda recai sobre as mulheres. Estudos mostram que cerca de 80% das crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) são acompanhadas em sua rotina pelas mães. “Como grandes cuidadoras que são, elas conhecem bem os desafios enfrentados para que seus filhos sejam bem atendidos em suas terapias e necessidades. Nada mais justo que pelo menos metade das vagas dos nossos pré-candidatos sejam para elas”.

Dr. João conta que nesta eleição o partido terá dez pessoas pleiteando vagas à Câmara Municipal de Itanhaém – todas munidas de um objetivo em comum: “promover a conscientização sobre questões relacionadas ao espectro autista. Precisamos fortalecer essa luta e ampliar a base de apoio do partido”, revelou.

“Se conseguirmos eleger um dos nossos candidatos, ou pelo menos chegar próximo a uma votação expressiva, isso poderá influenciar significativamente as políticas públicas voltadas aos autistas e outras minorias em Itanhaém”, completou o líder do Agir na cidade.

Uma das lutas do partido é pela implantação da Casa Azul em Itanhaém. O espaço, que já funciona em Guarulhos por meio da atuação do primeiro parlamentar autista do Brasil, o vereador Jorginho Mota, foi concebido como uma clínica-escola voltada para pessoas com espectro. No local, os autistas recebem atendimento pedagógico individual e em grupo, salas para atendimento com fonoaudiólogo e psicólogo e espaço para trabalhar atividades físico-motoras. Todas as atividades e serviços são gratuitos.

Em live realizada nesta semana, Marco Aurélio revelou que, se eleito, vai trabalhar para implantar a Casa Azul na cidade. Ele conheceu melhor o trabalho realizado pela entidade através do parlamentar guarulhense, com quem esteve recentemente em um evento do Agir. Na ocasião, Jorginho declarou seu apoio ao pré-candidato a prefeito da coligação. “Quero dizer a todos que sou fã do Marco. Minha família tem casa de praia em Itanhaém e todas as ruas do meu bairro foram pavimentadas em sua gestão. Foi um ótimo prefeito e merece voltar ao cargo”.

Participe agora mesmo de nossa lista de transmissão no WhatsApp.